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action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114Por Vanessa Rabello<\/span><\/span><\/p>\n Muito se tem falado nos últimos dias sobre o tal distanciamento social<\/em>. Durante a quarentena para tentar conter a disseminação do Coronavírus<\/a>, muitas famílias se deparam com escolas fechadas e, consequentemente, crianças em casa precisando de orientações nos estudos EAD (ensino à distância) sem compreender a situação atual do país. É comum, portanto, que pais e mães fiquem confusos em como lidar com a situação nunca vivida e enfrentam a dificuldade de como orientar as crianças neste período.<\/span><\/span><\/p>\n Segundo a psicóloga Layse Matos de Oliveira, é preciso contextualizar os pequenos das mudanças em suas rotinas. Ela explica que por volta dos 2 anos, as crianças já costumam desenvolver a linguagem, porém, o pensamento é “egocêntrico”, ou seja, voltado para suas vontades e, por isso, possivelmente elas se sintam incomodadas com a quebra de rotina. “Nesse caso, é preciso oferecer estímulos que sejam prazerosos, ou seja, mostrar que ficar em casa pode ser tão prazeroso quanto ir à escola”, afirma. A dica, então, é transformar todas as atividades obrigatórias em um momento de brincar.<\/span><\/span><\/p>\n Já para crianças a partir dos 6 anos de idade, é possível desenvolver um raciocínio crítico. Para eles é mais fácil abordar o que está acontecendo. “Nessa fase, a criança se sente capaz e até mesmo responsável por buscar soluções para os problemas familiares. Apesar de ainda estarem muito ligadas ao lúdico, podemos aqui unir a lógica racional ao simbólico”, orienta a especialista, que exemplifica que dá para “fazer uso da ideia de super heróis, ensinar às crianças como o vírus<\/a> se prolifera e qual a nossa forma de combatê-lo.”<\/span><\/span><\/p>\n Além da presença dos filhos em tempo integral, muitas famílias estão trabalhando em casa no esquema de home office<\/em>, o que pode tornar ainda mais complicado o dia a dia. “A sugestão aqui é a gestão do tempo, fazer uma programação específica para as crianças alinhada à programação de atividades profissionais da família”, diz Oliveira.<\/span><\/span><\/p>\n A psicóloga ressalta, ainda, que a rotina de horários é necessária. No caso dos pequenos, não somente quanto a dormir e acordar, mas também com relação à noção de tempo para brincar<\/a>, estudar<\/a>, arrumar as coisas, comer etc. “Ao ensinar às crianças quanto ao tempo de cada coisa, você estabelece limites, trabalha a disciplina e ensina a organização de forma prazerosa.”<\/span><\/span><\/p>\n <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Por Vanessa Rabello Muito se tem falado nos últimos dias sobre o tal distanciamento social. Durante a quarentena para tentar conter a disseminação do Coronavírus, muitas famílias se deparam com escolas fechadas e, consequentemente, crianças em casa precisando de orientações nos estudos EAD (ensino à distância) sem compreender a situação atual do país. É comum, […]<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":40253,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_joinchat":[],"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"class_list":{"0":"post-36033","1":"post","2":"type-post","3":"status-publish","4":"format-standard","5":"has-post-thumbnail","7":"category-geral"},"yoast_head":"\n