Nome da Categoria: Destaque
Nome da Categoria: Noticias

Billie Jean, Endless Love são alguns dos hits atemporais dos anos 1980. Confira a lista completa!

A definição de uma “década de ouro” da música divide opiniões. Felizmente, este artigo não trata disso. Aqui, vamos direto a uma época prolífica e marcante, os anos 1980. O que faz mais seu gosto: a performance de Michael Jackson em Billie Jean ou o dueto de Lionel Richie e Diana Ross em Endless Love? Listamos dez músicas do período que se tornaram hits e, portanto, sobrevivem até os dias de hoje nos tocadores de música e na programação da rádio Alpha FM.

Billie Jean Michael Jackson

A faixa é um dos destaques do álbum Thriller (1982), o sexto da carreira solo do “Rei do Pop”. Michael Jackson escolheu a canção, inclusive, para dançar o passo Moonwalk. E afinal, quem foi Billie Jean? Uma fã que apavorava o cantor ao enviar diversas cartas, alegando ter parido um filho de Jackson.

I Want To Break Free – Queen

Um grito para ser livre, sobretudo, no amor. A música está em The Works (1984), o 11º álbum da banda. O baixista John Deacon assina a composição. O clipe gerou polêmica na época do lançamento e chegou a ser censurado. Nele, os integrantes do Queen apareciam vestidos de mulher e fazendo tarefas domésticas.

Like a Virgin – Madonna

Like a Virgin é a música que batiza o segundo álbum de estúdio da “Rainha do Pop”, gravado em 1984, e o primeiro dela a entrar na lista dos mais vendidos. A letra trata da atração de uma mulher por um novo amor, que, de tão intensa, seria comparável a de uma virgem, conforme a canção. Por último, vale lembrar que Madona é o nome dado à representação artística da Virgem Maria.

I Just Called To Say I Love You Stevie Wonder

Mais um sucesso de 1984, e essa é para quem gosta de música e cinema. A canção virou hit ao ser a trilha sonora da comédia romântica Dama de Vermelho. Anos antes, em 1979, Stevie Wonder gravou Secret Life of Plants, trilha sonora de um documentário infantil de mesmo nome.

I Wanna Dance With Somebody (Who Loves Me) Whitney Houston

Em 1986, Saving All My Love for You rendeu à cantora o primeiro Grammy de melhor permance vocal feminina pop. Dois anos mais tarde, Whitney Houston venceu na mesma categoria com I Wanna Dance With Somebody. A cinebiografia da artista (HBO Max), lançada no Brasil em janeiro de 2023, leva o nome da faixa.

Endless Love Lionel Richie feat. Diana Ross

Uma declaração profunda de amor não poderia ser gravada sem um par. Por isso, o norte-americano Lionel Richie escolheu a compatriota Diana Ross para dividir os microfones no começo dos anos 1980. Era 1981. Naquele ano, a canção liderou as paradas da Billboard na classificação R&B. Posteriormente, o dueto foi repetido mais tarde por Luther Vandross e Mariah Carey e pelo próprio Lionel Richie com Shania Twain.

Every Breath You Take The Police

A sétima faixa do álbum Synchronicity, que marcou o ano de 1983, quase foi parar no lixo, segundo o guitarrista Andy Summers. A composição é creditada ao vocalista Sting, mas Summers garante que a música só saiu do papel depois que colocou a mão nela. Apesar das supostas mensagens de amor, Sting destaca que a canção fala de possessividade e ciúmes.

With Or Without You U2

Com ou sem você? Com você! A música foi lançada em The Joshua Tree (1987) por insistência de Bono. O vocalista era o único da banda irlandesa que se recusava a desistir da canção. With Or Without You, porém, passou por mudanças. Coube aos parceiros de Bono fazer ajustes para que cada um conseguisse o melhor encaixe.

Kiss – Prince

Quem nunca se arrependeu de algo e voltou atrás? Pois, Prince, já. A princípio, o artista escreveu a canção para Mark Brown, que estava de saída da banda The Revolution para formar a Mazarati. Brown trabalhou o groove funky de apoio e Prince gostou. Por isso, pegou a música de volta. O lançamento ocorreu em 1986.

Let’s Groove – Earth, Wind & Fire

Falou em groove, Let’s Groove é um dos principais sucessos da banda e veio tarde, apenas no 11º álbum Raise (1981). A canção chegou ao top 3 nos Estados Unidos e no Reino Unido e figurou entre as dez mais tocadas em outros oito países, do Canadá à Nova Zelândia.

Leia também: Clássicos da música internacional: cinco hits que marcaram grandes filmes

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados

Escanear o código