Chegou em São Paulo, no início da manhã desta terça-feira (23), um avião com 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca. A aeronave, que saiu da cidade indiana Mumbai, chegou no aeroporto de Guarulhos por volta das 06h27 da manhã. Após os trâmites alfandegários, as doses devem seguir para o Rio de Janeiro para serem distribuídas pela Fiocruz.
As doses que chegaram ao país foram produzidas pelo Instituto Serum, mas, mesmo prontas, os imunizantes precisarão passar primeiro por Bio-Manguinhos para serem rotuladas antes de serem distribuídas ao Programa Nacional de Imunizações.
A previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24) e comecem a ser distribuídas pela Secretaria Estadual de Saúde durante a manhã.
Está em andamento na Fundação Oswaldo Cruz o processo de transferência de tecnologia para a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo no Brasil, o que tornará a fundação autossuficiente na produção do imunizante.
Coronavac
Nesta terça-feira (23), o Instituto Butantan começa a entregar um lote com 3,4 milhões de doses da vacina Coronavac para o governo federal. Segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas, ainda hoje serão entregues 1,2 milhões de doses.
Os lotes fazem parte dos acordos firmados entre o governo federal e a instituição para entrega do imunizante feito pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Instituto deve entregar 52 milhões de doses da vacina para o Governo Federal até o final do mês de abril.