Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the disable-admin-notices domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Com o “Favela Card”, instituto na zona sul ressignifica a comunidade - Alpha FM - 101.7
Nome da Categoria: Geral

Com o “Favela Card”, instituto na zona sul ressignifica a comunidade

O Instituto Favela da Paz, há mais de 20 anos, realiza no Jardim Nakamura – no Jardim Ângela, bairro da zona sul da capital paulista – uma série de projetos que envolvem arte, gastronomia e até espiritualidade!

Pra mudar o cenário da região que, nos anos 1990, foi considerada pela Organização das Nações Unidas a mais violenta do mundo, o músico Cláudio Miranda de Moura começou a inspirar os moradores por meio da banda Poesia Samba Soul. Ele que, desde a adolescência, presenciava duas realidades distintas – a do contexto onde nasceu e cresceu e também a de um famoso clube de São Paulo onde ele e o pai trabalhavam – iniciou um diálogo com a comunidade e percebeu que havia ali o embrião da transformação social. “Depois de muito tempo fazendo música e produzindo muita gente, a gente percebeu que fazia aquilo para transformar. O Instituto surge pra dar continuidade a um trabalho que o Poesia Samba Soul começou. A gente hoje se organiza aprendendo dentro da comunidade o que é o ‘compartilhar’ ”, contou Claudinho Miranda em entrevista à Alpha.

A partir das iniciativas do Instituto, o artista e sua equipe entenderam que, nas palavras dele próprio, “o ser humano tem muito mais dons do que imagina” e “onde havia música, havia paz”. Não foi difícil notar o potencial dos colegas e moradores não apenas para tocar percussão – atividade desenvolvida um grupo de 50 crianças do bairro -, mas também para a permacultura, gastronomia vegetariana de qualidade etc. É tanta coisa, que o Instituto já representou o Brasil em diversos eventos no exterior. “A gente não sai do nosso bairro hoje pra ir ao centro, porque a quantidade de cultura que se produz aqui na zona sul é imensa”, afirma o cofundador. “Meu pai costuma dizer: você com violão nas costas é amigo de todo mundo. A gente tem a música como um manual de instruções de como viver junto”, arremata o músico.

FAVELA CARD

O Instituto Favela da Paz também se organiza para angariar doações à comunidade – sobretudo agora, em meio à pandemia do Coronavírus. Uma das iniciativas nesse sentido é o Favela Card, que é como um cartão vale-refeição que pode ser utilizado em comércios locais. Nele, cada família tem um valor depositado mensalmente e pode utilizar o recurso para a compra de insumos básicos nos estabelecimentos definidos dentro do próprio bairro.

{ galeria 748 }

MINUTO DA BOA NOTÍCIA

No último fim de semana, o Favela distribuiu 500 desses cards (um total arrecadado de R$ 100 mil). A Páscoa também ficou mais doce para a comunidade, que recebeu mil pascoattones distribuídos pela Alpha e pela 89 FM.

Esse conteúdo é uma parceria com o Retrato Social para o Minuto da Boa Notícia, um boletim diário que vai ao ar na programação da Alpha, às 18h30. É um compromisso de levar aos ouvintes informações de boas iniciativas que têm acontecido em São Paulo e em outros cantos do mundo para tornar nossos dias melhores.

Ouça, abaixo, a entrevista na íntegra com Claudinho Miranda sobre o Instituto Favela da Paz.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados

Escanear o código