O universo da poesia, principalmente a brasileira, é extremamente rico e variado, que conta com vários séculos de história, obras inesquecíveis e textos únicos.
Entre a infinidade de autores nacionais que produziram e ainda atuam no mercado, a Alpha selecionou 6 poetas que representam o nosso país com muito talento e versatilidade. Confira:
Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987)
{ galeria 1230 }
Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos mais importantes e influentes poetas da literatura brasileira. Em seus textos, o escritor era capaz de colocar sentimentos atemporais, como o amor e a solidão.
Uma das características mais marcantes das suas obras é o modo como elas são atravessadas por elementos da vida cotidiana, como a agitação urbana, o trabalho e a rotina. Suas obras que tiveram mais destaque foram: “Alguma Poesia” (1930), “Sentimento do Mundo” (1940), “A Rosa do Povo” (1945) e “Claro Enigma” (1951).
Cora Coralina (1889 – 1985)
{ galeria 1231 }
Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, conhecida popularmente como Cora Coralina, é considerada como um nome essencial da literatura goiana. Embora tenha começado a escrever durante a juventude, a poeta só lançou o seu primeiro livro depois dos 70 anos, quando ficou viúva.
A profissional não seguiu nenhum movimento cultural ou artístico de sua época. Pelo contrário, seus livros mostram uma escrita pautada pela liberdade formal e baseada em suas experiências de vida.
Além dos textos publicados em vida, Cora teve cinco obras póstumas publicadas, sendo elas: “Os meninos verdes” (1986), “A moeda de ouro que um pato engoliu” (1997) e “O prato azul-pombinho” (2001), “Tesouro da casa velha” (1996) e “Vila Boa de Goiás” (2001).
Vinicius de Moraes (1913 – 1980)
{ galeria 1232 }
Mais conhecido como "poetinha", Vinícius de Moraes foi um escritor, cantor e compositor brasileiro. O escritor é considerado como uma das vozes mais importantes de sua geração, uma vez que ele é o mestre da Bossa Nova que publicou trabalhos poéticos.
Com um olhar atento ao mundo ao seu redor, os seus versos abordavam temáticas políticas e sociais, mas também falavam de emoções e relacionamentos. Um verdadeiro apaixonado, o poeta se casou 9 vezes e escreveu inúmeros sonetos de amor que continuam arrebatando os corações de leitores de todas as idades, como o “Soneto da Felicidade”.
Conceição Evaristo (1946 – até o momento)
{ galeria 1233 }
Conceição Evaristo é uma escritora contemporânea brasileira, nascida em Belo Horizonte. Também conhecida pelas suas obras de ficção e romance, a poesia da autora é carregada de resistência e representatividade.
Os seus versos se focam nas experiências femininas, na valorização da cultura e da história negra. Por este motivo, Conceição traz reflexões sociais sobre etnia, classe e gênero na sociedade brasileira atual. Suas principais obras são: “Ponciá Vicêncio” (2003) e “Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta” (2019).
Ariano Suassuna (1927 – 2014)
{ galeria 1234 }
Ariano Suassuna foi um escritor e jornalista, nascido na Paraíba, com um legado riquíssimo: escreveu poesia, teatro, romances e ensaios. Sua obra é, muitas vezes, considerada complexa e de difícil compreensão para os leitores que não conhecem o seu estilo de escrita, sendo essa uma característica peculiar de influência vinda da literatura barroca.
Seus poemas misturavam a tradição popular com elementos da cultura erudita. Além disso, Ariano ainda deixava um espaço especial para falar sobre a realidade nordestina, narrando aos leitores o cotidiano e as peculiaridades de onde nasceu.
Alice Ruiz (1946 – até o momento)
{ galeria 1235 }
Alice Ruiz é uma escritora, letrista e tradutora brasileira, natural de Curitiba, que possui obras publicadas em diversos países, como Estados Unidos e Portugal.
A autora foi casada com Leminski e, assim como ele, se inspirou na poesia japonesa de haicai. Um marco de identidade são suas composições curtas e até minimalistas, que trazem uma espécie de mágica para a vida comum, transmitindo mensagens sensíveis através de imagens concretas.