Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the disable-admin-notices domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Dia Mundial sem Carro: Explore SP usando o metrô - Alpha FM - 101.7
Nome da Categoria: Geral

Dia Mundial sem Carro: Explore SP usando o metrô

Neste dia 22 de setembro, é celebrado o Dia Mundial sem Carro e, nada como aproveitar a data para conhecer alguns locais culturais da capital paulista que podem ser visitados usando o transporte público. São inúmeros os pontos turísticos que podem ser explorados e uma boa dica é usar o Metrô da cidade para esse passeio. 

Pensando nisso, listamos alguns centros culturais de São Paulo que ficam próximos a estações de metrô. Confira: 

Centro Histórico

O que conhecer: Mercadão, Rua 25 de Março, Farol Santander, Edifício Martinelli, Centro Cultural Banco do Brasil, Theatro Municipal, Galeria do Rock.

Estações: São Bento/Linha 1 – Azul; Sé/Linha 1 – Azul e Linha 2 – Vermelha; Anhangabaú/Linha 2 – Vermelha

A região do Centro Histórico de São Paulo atrai visitantes de todos os lugares, pela boa comida, o ambiente e, claro, a arquitetura. Utilizando o metrô, é possível conhecer diversos locais históricos e gastronômicos da mesma região. Por exemplo: você pode tomar café no Mercadão, dar um pulo na Rua 25 de Março fazer comprinhas, conhecer as exposições no Farol Santander e assistir a um espetáculo no Theatro Municipal. 

Luz

O que conhecer: Estação da Luz, Museu da Língua Portuguesa, Pinacoteca

Estações: Luz/Linha 1 – Azul e Linha 4 – Amarela; Tiradentes/Linha 1 – Azul

A beleza da Estação da Luz já é uma grande atração. Mas, nada como descer do metrô na Luz e, ainda, explorar o que tem à sua volta. Ali ao lado – literalmente – fica o Museu da Língua Portuguesa, que acabou de ser reaberto ao público. Em frente, tem a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que também vale muito a visita. 

Liberdade

O que conhecer: Todo o bairro

Estação: Liberdade/Linha 1 – Azul

A capital paulista abriga a maior colônia japonesa do mundo no bairro da Liberdade. Lá, dá para se perder nas lojas e mercadinhos e conhecer os sabores e itens que vêm de lá do outro lado do planeta. O bairro conta, ainda, com muitas opções de restaurantes japoneses para os que gostam. 

Avenida Paulista

O que conhecer: Museu de Arte de São Paulo (MASP), Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural FIESP, Japan House, Sesc Paulista e tantos outros

Estações: Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação/Linha 2 – Verde; Paulista/Linha 4 – Amarela

A Avenida Paulista é o paraíso para conhecer novos locais culturais, exposições, museus e cinemas. No local, é importante saber quais atrações serão exploradas para se programar e conseguir aproveitar melhor o passeio. Há estações de metrô que te levam de ponta a ponta da Avenida, o que facilita ainda mais o percurso. 

Vila Madalena

O que conhecer: Beco do Batman, o bairro em si

Estação: Vila Madalena/Linha 2 – Verde

O bairro boêmio de São Paulo conta com uma estação de metrô e, apesar de não ficar próximo ao seu local de maior movimentação, a estação Vila Madalena é a melhor forma de acessar o bairro e aproveitá-lo. Por lá, é possível encontrar diversos bares, brechós e o famoso Beco do Batman, que reúne dezenas de grafites e atrai turistas do mundo todo. 

Sobre o Metrô de São Paulo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo foi constituída em 24 de abril de 1968 e é responsável pela operação e expansão da rede metroviária da Região Metropolitana. Composta por seis linhas e 89 estações, está integrada à CPTM em algumas estações e transporta milhões de pessoas diariamente. A Alpha foi até o Centro de Controle Operacional do Metrô de São Paulo para mostrar de perto quais são os bastidores da empresa e como ela funciona. Confira abaixo: 

Uma curiosidade é que o trem do Metrô tem a emissão média de 5 gramas de CO2 para transportar um passageiro a cada quilômetro, enquanto um carro movido à gasolina emite 101 gramas e um ônibus a diesel na cidade de São Paulo gera 91 gramas. Ao longo do ano de 2020, o funcionamento do Metrô evitou a emissão de 538 mil toneladas de poluentes e gases do efeito estufa, incluindo CO2. O levantamento mostra também os benefícios sociais gerados pelo Metrô, como reduções do tempo de viagem, de consumo de combustíveis e de acidentes. Se traduzidos em valores, esses benefícios geram economia de R$ 7 bilhões de reais. 

Linha da Cultura 

A Linha da Cultura, vinculada à Gerência de Comunicação e Marketing do Metrô, é o programa de arte e cultura que promove as atividades culturais que acontecem nas estações, nas redes sociais e no canal do Youtube do Metrô de São Paulo. A premissa da Linha da Cultura é oferecer aos passageiros atividades e propostas artístico-culturais que ressignifiquem a sua viagem e o transporte durante o seu cotidiano. É possível conferir a programação e agenda semanal diretamente no site

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados

Escanear o código