Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114
Explore quatro pontos históricos do Brasil Imperial - Alpha FM - 101.7
Nome da Categoria: Geral

Explore quatro pontos históricos do Brasil Imperial

O Brasil real e imperial ainda é bastante desconhecido do próprio brasileiro. Como segunda capital nacioanal, o Rio de Janeiro ainda reserva muitas surpresas a quem pretende mergulhar fundo nessa riquíssima história.

Conheça mais sobre as riquezas do período! 

Museu Imperial

Rua da Imperatriz, 220 – Centro, Petrópolis

No trajeto, rumo à cidade de Vila Rica, Dom Pedro I se encantou com a região serrana carioca, conhecida hoje como Petrópolis. Onde existia a Fazenda do Córrego, deixada como herança para Dom Pedro II, foi erguido em 1862 um palácio com com recursos pessoais do Imperador.

Desde 1940, a antiga residência de veraneio de Pedro II é o Museu Imperial.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Rua Jardim Botânico, 1008

A segunda capital brasileira ganhou em 13 de junho de 1808 o então chamado Real Horto – primeiro projeto de D. João Maria de Bragança (D. João VI) ao chegar ao país. Lá ele plantou a Palma Mater – conhecida popularmente como Palmeira Imperial. Desde 1822, o local é aberto ao público, tendo sido visitado por nomes como o da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra.

Paço Imperial

Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro

Em 9 de janeiro de 1822, Dom Pedro I declarou que não deixaria o Brasil rumo a Portugal. A data ficou famosa como Dia do Fico – marco da independência nacional. O evento ocorreu na primeira residência da família real (e depois, imperial), inaugurada em 1808, com a coroação de Dom João VI. A sede seria transferida para a Quinta da Boa Vista. Desde 1985, o Paço Imperial é um centro cultural.

Quinta da Boa Vista

Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão

O terreno onde existia uma fazenda de Jesuítas pertencia a Elias A. Lopes e deu lugar à residência conhecida como Paço Imperial – no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio. A partir de 1817, o casarão reformado por ordem de D. João VI foi residência de Dom Pedro I e D. Leopoldina e local de nascimento de D. Pedro II (2/12/1825). A imensa área abriga o Museu Nacional e o Jardim Zoológico.

 

{ galeria 320 }

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados

Escanear o código