Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6114
Jerry Adriani: ‘Forza Sempre’ - Alpha FM - 101.7
Nome da Categoria: Geral

Jerry Adriani: ‘Forza Sempre’

Por Claudio Dirani

No próximo dia 28, Jair Alves de Souza iria cumprir o sagrado ofício que cumpria há mais de cinquenta anos: viajar a cidade de Campinas, subir ao palco e cantar. Algo comum para um artista acostumado a fazer seu trabalho bem feito há tanto tempo.

O mesmo ofício seguido anos depois pelo jovem Renato Manfredini Junior, o Renato Russo, que adorava a voz ímpar, quase “operática” – e ao mesmo tempo pop de Jair.

Em verdade, é preciso dizer: poucos ligavam o nome de Jair ao de um astro. Mas muitos se encantaram pela música e doçura humana de Jerry Adriani, que nos deixou neste 23 de abril de 2017 aos 70 anos.

A Jovem Guarda

Nascido no Brás de imigrantes italianos em 29 de janeiro de 1947, Jerry Adriani atingiu o ápice artístico na era da Jovem Guarda. Justamente em 1964, enquanto os Beatles invadiam a América, Adriani lançava um disco antagônico para a beat music do grupo de Liverpool: o LP Italianíssimo, seguido por Credi a Me – acredite em mim, em italiano.

Nos anos 60, aliás, música italiana era muito poderosa no cenário pop e Jerry aproveitou o conhecimento do idioma ensinado pela avó na infância para se destacar.

Sendo assim, o jovem Jerry começava a conquistar seu espaço ao lado de outros gigantes do momento, como Roberto e Erasmo.

Na TV e no Cinema

Seu primeiro disco em português foi Um Grande Amor, de 1965 – um grande sucesso comercial, que o levou a apresentar um programa na TV Excelsior de São Paulo.  

O bom desempenho o levou à TV Tupi, onde ficou dois anos em outro programa, A Grande Parada, com participação de atrizes como Betty Faria e Marília Pera. A extinta Tupi, vale lembrar, foi o “berço artístico” de Jerry Adriani. O canal o lançou no showbiz, como vocalista do grupo Os Rebeldes.

No cinema, atuou em três filmes: Essa Gatinha é Minha, Jerry, A Grande Parada e Jerry em Busca do Tesouro.

A ligação com Raul Seixas

Por muito tempo, Raulzito e os Panteras foram músicos de apoio de Jerry Adriani até o momento de Raul Seixas brilhar como astro solo. Raul, aliás, chegou a produzir três discos de Jerry, bastante elogiados pela crítica, lançados em 1970 e 1971, com composições de Hyldon, Demétrius e do próprio Raul.

O fator Renato Russo

Renato e Jair tinham algo em comum: ambos achavam suas vozes parecidas. Infelizmente, não chegaram a gravar juntos. Em 1999, Jerry gravou o CD Forza Sempre, onde interpreta hits da Legião Urbana em italiano – uma bela homenagem com Carlos Trilha – o mesmo parceiro do grupo de Brasília – e produtor de Equilibrio Distante, de Renato Russo.

Seja onde estiver, Jerry e Renato estão juntos agora fazendo o que mais gostam. Cumprindo o ofício de cantor. Algo que faziam como poucos.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados

Escanear o código