Nome da Categoria: Bem-estar

Mais praticidade, menos nutrientes: cuidado ao comprar alimentos já cortados e embalados

Uma onda de sustentabilidade adotada por uma nova geração de consumidores retirou vários tipos de embalagens do mercado. Já foram descartados, por exemplo, recipientes de shampoo e condicionador, substituídos por produtos em barra, e também canudos de plástico, trocados por canudos de papel.

 

Apesar disso, é cada vez mais comum encontrar vegetais cortados e embalados no supermercado, além de legumes, verduras e frutas já picadas. A prática facilita o consumo por parte de quem tem algum tipo de deficiência ou não tem tempo para lavar e cortar os alimentos em casa, mas impacta em outros aspectos.

 

Alimentos já cortados possuem menos nutrientes do que os que estão em seu formato original e o motivo é que, ao cortar a comida, ela é exposta diretamente à luz, ao oxigênio e, muitas vezes, ao calor, o que diminui a quantidade de compostos salubres. Acontece também que vitaminas solúveis à água, como as do complexo B, e a vitamina C, encontradas em alimentos como a laranja, possuem maior chance de evaporar. Uma dica caso você queira consumir as opções picadas é que as conserve em compartimentos com pouco ar ou a vácuo.

 

Pensando nisso, algumas marcas já vendem alimentos prontos prensados a vácuo, justamente com a intenção de diminuir a perda de seus nutrientes, o que acaba sendo uma boa opção para quem realmente não consegue consumir produtos fresquinhos

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados

Escanear o código