Outubro é o mês de vestir rosa, a cor da conscientização sobre o câncer de mama. Há um consenso entre os médicos: a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais. O sintoma mais evidente é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. Se percebido, deve-se consultar um profissional de saúde imediatamente. Essa é a pergunta do mês: você já fez o autoexame hoje? Nesse vídeo mais informações de como realizá-lo.
Pode parecer que, por a campanha existir no Brasil desde 2002, o outubro rosa ser um movimento consolidado. Entretanto, cerca de 47% das mulheres no país deixaram de marcar consultas com ginecologistas ou mastologistas em 2021, segundo a pesquisa Câncer de mama: tabu falta de clareza sobre a doença, diagnóstico precoce e autocuidado, realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria). Mesmo com o impacto da pandemia, o dado é alarmante.
Preferencialmente, mulheres a partir de 40 anos de idade devem realizar o exame das mamas todo ano, e mulheres entre 50 e 69 anos devem agendar uma mamografia ao menos a cada dois anos. Segundo o Instituto Oncoguia, 95% dos casos têm possibilidade de cura quando detectados no estágio inicial
“As chances de cura são muito maiores quando o câncer é descoberto no início. Minha tia descobriu e conseguiu tratar-se. Há também a questão da faixa etária, a mulher pensa que é jovem e não liga, mas é preciso fazer exames e desmitificar essa ideia”, aponta Vanessa Rabello, locutora da rádio.
Informe-se e participe de ações do Outubro Rosa. Na Alpha você vai saber de tudo o que acontecer neste mês, os eventos, exposições, entrevistas com especialistas e depoimentos de experiências com a doença.