Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the disable-admin-notices domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio td-cloud-library foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/alphafm/novo.alphafm.com.br/wp-includes/functions.php on line 6121
Saiba qual é a importância da música no ensino infantil - Alpha FM - 101.7
Nome da Categoria: Geral

Saiba qual é a importância da música no ensino infantil

Por: Nicole Defillo

Você sabia que em 1998, o Ministério da Educação (MEC) publicou o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), que propunha uma nova visão de experimentação musical?  Ou seja, essa ação permite que as escolas e instituições incorporem a música no ensino infantil, uma vez que ela pode ajudar e melhorar a interpretação, improvisação, composição e o aumentar o vocabulário. Contudo, apenas em 2016, a música se tornou uma disciplina obrigatória no currículo escolar infantil (Lei 13.278/2016). 

Por que a música pode ser considerada como ferramenta de ensino?

De acordo com alguns estudos da UniSALESIANO e FCE, a música pode desenvolver outras áreas do cérebro que, normalmente, não seriam estimuladas por outros meios, como aulas normais. Ao escutar a melodia, os pequenos desenvolvem percepção de som, ritmo, interpretação, improvisação, sensibilidade, movimento e raciocínio lógico, por meio de brincadeiras, atividades e gestos.

Muitas escolas utilizam a música apenas em datas comemorativas, históricas ou para mostrar as heranças folclóricas do nosso país. Todos esses meios são ideais para que o aprendizado seja prazeroso e coopere com a parte cognitiva, interativa e afetiva. Contudo, engana-se quem acredita que o uso da música deve ser feita somente em datas especiais. Na verdade, o ideal é usar a musicalidade em um planejamento de longo prazo.

Como a música afeta o ensino?

O aprendizado pode ser dividido em três partes: desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e psicomotor. Confira a diferença entre cada uma delas:

Desenvolvimento Cognitivo (linguístico)
Os sentidos são despertados e favorecidos quando entram em contato com a música. Automaticamente, a criança acompanha o ritmo apresentado, ativando a coordenação motora e a capacidade de relacionar a música com determinados ambientes. 

Desenvolvimento sócio-afetivo
Ao entrar em contato com a musicalidade, a criança desenvolve o sentimento de segurança e, inicia o processo da liberação das emoções, o que favorece o trabalho em grupo e a cooperação. 

Desenvolvimento Psicomotor
Quando um determinado ritmo é apresentado os pequenos junto com um movimento repetitivo – seja bater palmas ou pés – é possível estimular o senso rítmico dela. Esta ação, consequentemente, desenvolve equilíbrio no sistema nervoso, uma vez que a música relaxa tensões e ajuda a descarregar emoções.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados

Escanear o código